Este alimento é saboroso, nutritivo e barato, e também faz bem para a saúde. Algumas pessoas pensam que a pasta de amendoim “é muito gordurosa e também engorda” e acabam evitando este alimento. A pasta de amendoim é altamente calórica, mas pode se encaixar na sua alimentação e trazer benefícios para a atividade física. As informações a seguir explicam porque a pasta de amendoim (e todos as oleaginosas ou cremes destas)  pode ser um alimento benéfico para os atletas que querem se alimentar bem e investir em sua saúde.

  •  A pasta de amendoim traz saciedade, ótima pra quem segue uma dieta, já que não temos como evitar a fome sem alimentos que te deixem saciado, ou seja, comendo os alimentos ricos em proteínas e fibras, como a pasta de amendoim (e oleaginosas em geral), atinge-se a saciedade. Você se sentirá mais satisfeito durante mais tempo ao consumir um pão integral com pasta de amendoim, do que consumir a mesma quantidade de calorias na forma de um pão branco. A proteína e fibra na manteiga de amendoim não engorda – a menos que você comer mais que o total de calorias necessárias em um dia.
  • A pasta de amendoim é uma maneira rápida e fácil de reduzir o risco de doença cardíaca. Apenas consuma- a com o pão integral e você terá os ingredientes de uma refeição saudável para o coração. Um sanduíche de pasta de amendoim é uma opção muito mais saudável do que um hambúrguer de fast-food ou um frango frito, e muito melhor do que batata fritas ou sorvete. Isto porque ela contém gorduras mono e poliinsaturadas que atuam como protetoras, benéficas para a saúde. Em contrapartida, hambúrgueres contém gordura saturada, que podem contribuir para o aumento do colesterol LDL. Então seria mais saudável consumir a pasta de amendoim, que reduz o risco de desenvolver doenças cardíacas. Quanto mais você consome a pasta de amendoim (e oleaginosas), menor será seu risco de desenvolver doenças cardíacas (Hu, J. Am. faculdade Nutr 20 (1): 5, 2001).
  • Comece a espalhar a pasta de amendoim (em vez de manteiga) na torrada. Desfrute dela e acrescente banana para o lanche, no lugar de sorvete. Ela é uma fonte acessível de calorias. Se você é atleta e precisa consumir mais calorias no seu dia, você pode gastar uma quantia significativa de dinheiro em comida e não suplementos, e a pasta de amendoim acaba sendo econômica.
  • A pasta de amendoim é uma fonte de proteína, essencial para construir e reparar os músculos, duas colheres de sopa de pasta de amendoim, a quantidade utilizada em um sanduiche em média, fornece cerca de 7 gramas de proteína. Não consuma toda a sua necessidade protéica na forma de pasta de amendoim! Para aumentar o valor protéico da pasta, simplesmente, acompanhe-a com outra fonte boa de proteína, como um copo de leite, por exemplo. O leite aumenta o valor da proteína da pasta de amendoim, pois os amendoins são baixos em alguns aminoácidos essenciais, que são necessários para o crescimento e reparação dos músculos e os aminoácidos presentes no leite complementam os do amendoim.
  • A pasta de amendoim é fonte de vitaminas, minerais e outros compostos como o folato, a vitamina E, magnésio e resveratrol, todos os nutrientes associados com redução do risco de doença cardíaca. O magnésio está associado como um nutriente que atua na prevenção da diabetes em adultos. A pasta de amendoim também fornece uma pequena quantidade de zinco, que é um mineral importante para o fortalecimento do sistema imunológico.
  • A pasta de amendoim contém 1 grama de fibra por colher de sopa. A fibra na alimentação, nos dá a sensação de saciedade, que pode nos ajudar a comer menos, sem sentir fome. A fibra também atua nos movimentos intestinais, ajudando a reduzir os problemas de prisão de ventre. Ao consumir a pasta de amendoim no pão integral, você pode contribuir com 6 a 8 gramas de fibras, sendo a recomendação diária de 20 a 35 gramas de fibra por dia.

Saiba mais em: http://www.nutricore.com.br/blog/nutricao_esportiva/pasta-de-amendoim-um-super-alimento-para-o-esporte